Bem-vinda!!

Bem-vinda ao nosso blog!
Aqui, mamães muito diferentes mas com um único objetivo compartilham suas experiências nesta grande aventura que é a maternidade! Nós queremos, acima de tudo, ser mamães sábias, que edificam seus lares e vivem com toda plenitude o privilégio de sermos mães! Usamos muitos dos princípios ensinados pelo Nana Nenê - Gary Ezzo, assim como outros livros. Nosso objetivo é compartilhar o que aprendemos a fim de facilitar a vida das mamães! Fomos realmente abençoadas com livros (e cursos) e queremos passar isso para frente!


"Com sabedoria se constroi a casa, e com discernimento se consolida.
Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável"
Prov. 24:4,5

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Relatos de parto normal - Tiago e Larissa

Olá Mamães! Faz muito tempo que não escrevo aqui e depois explicarei os motivos (veja aqui). Mas por enquanto vim escrever o relato dos meus partos também, para acrescentar à lista de relatos no blog e ajudar futuras mamães que estejam planejando o grande dia!

Relato de Parto do Tiago

Faz 3 anos e 9 meses que meu primogênito nasceu! Como o tempo passou rápido!
O Tiago foi planejado com muito carinho e durante toda gravidez já planejava ser uma mamãe proativa. Queria muito ter um parto normal porque não concordava com o fato dos médicos brasileiros fazerem partos por cesária simplesmente por comodidade, inventando razões falsas para fazê-los. Queria que tudo fosse o mais normal possível, mas não era radical em relação à anestesia e também não me importaria em ter uma cesária se REALMENTE fosse necessário. O importante era o Tiago nascer saudável.

A gravidez toda foi muito tranquila, sem sintomas desagradáveis e desconfortos. Desde o começo a minha médica havia concordado em respeitar a minha vontade de ter um parto normal e deixei bem claro que ficava preocupada com as estatísticas brasileiras de parto cesarianos (que na época era de 80% em hospitais particulares, sendo que a Organização Mundial da Saúde recomendava uma porcentagem de no máximo 15% - para casos de emergência). Ela entendeu bem que não queria desculpas esfarrapadas, apenas faria cesária se precisasse. Ela me explicou em quais situações precisaríamos fazer cesária e concordei.

Com quase 39 semanas ainda não sentia nadica de nada e na consulta vimos que ainda não tinha dilatação... apenas um dedinho. Com 40 semanas e 1 dia voltei para outra consulta e ainda não tinha mais do que 1 dedo, minha médica então descolou a minha bolsa para ver se acelerava o processo. Me avisou que talvez à noite começaria a ter contrações. Foi exatamente assim, às 4 da manhã comecei a sentir cólicas. Monitorei e vi que elas estavam espaçadas e irregulares. Mesmo assim, às 7 liguei para minha médica e a avisei.

Se fosse hoje, não teria feito nada, apenas esperado, porque hoje sei que eu não estava em trabalho de parto. Mas como eu tinha um cardiotoco marcado para às 10 da manhã, ela pediu para eu ir pra maternidade antes e de mala pronta.

Quando cheguei fiz o exame e este relatou que eu estava tendo contrações. Fui examinada por uma obstetra que falou que eu estava com 2 para 3 cm de dilatação. Minha médica, por telefone, então pediu para me internarem e me colocarem na ocitocina. Porém, até me internarem já não estava sentindo contração alguma, era tudo apenas uma preparação para o trabalho de parto. Meu corpo estava apenas se preparando.

A obstetra do centro obstétrico me examinou novamente e falou que eu estava com apenas 1 cm e meio e falou que eu não deveria estar lá. Agora, porém, já estava na ocitocina
e comecei a ter contrações induzidas. No começo fiquei animada porque não queria ter de voltar pra casa, e gostei do fato das contrações terem voltado. Fiquei um tempo tendo contrações moderadas e suportáveis, com visitas dos meus pais e sogros, fotos e tudo mais.

Minha médica chegou e me examinou de novo e eu estava com 3 cm. Depois disso as contrações começaram a ficar muito fortes e comecei a implorar para ir para a sala de parto Delivery Room. Fui transferida pra lá e entrei na hidromassagem com esperanças de que fosse aliviar um pouco a dor. Pra mim, não aliviou nada, eu estava desesperada de dor e comecei a falar com meu marido que queria uma cesária, que não ia aguentar. Ele falou que não queria não, que eu queria muito o parto normal e que eu ia conseguir. Me incentivou a continuar. Saí da banheira e a enfermeira ensinou o meu marido a fazer massagens nas minhas costas. Elas ajudavam um pouco.


Minha médica veio depois de 1 hora e eu estava com apenas 3 cm e meio. Falou então que ia aumentar a ocitocina porque as contrações não estavam fortes o suficiente. Achei que ela estava maluca e que eu ia morrer se ela aumentasse minha dor. Estava entrando em desespero. Falei pro meu marido que se ela voltasse depois de 1 hora de novo e me falasse que eu estava com apenas 4 eu ia pedir uma cesária. Depois de 1 hora ela voltou e eu estava apenas com 4 cm. Estava prestes a desistir quando ela falou que ia estourar minha bolsa e ver o que acontecia.

Assim que ela estourou dilatei para 5 cm e então olhei pra ela e implorei pela anestesia (que ela havia falado que só daria quando eu estivesse com 6 cm). Ela olhou para minha cara de sofrimento e concordou. Achei que não fosse aguentar esperar a anestesista chegar, estava insuportável.

Quando ela finalmente chegou tentou aplicar a pelidural e na primeira tentativa não conseguiu. Teve de tentar de novo. Mal dava tempo dela tentar porque minhas contrações vinham muito rápido e ela tinha que parar durante a contração, enquanto eu me segurava na minha médica tentando não enlouquecer! Finalmente conseguiu e dormi de tão exausta.

Quando acordei minha médica havia chegado para me examinar novamente e eu estava com 9 cm! Que alegria! Nestas alturas eu já estava extasiada de alegria, sem dor! Meu marido foi se trocar e minha médica deixou tudo pronto. Com a ajuda da anestesista, empurrei algumas vezes e, 8 horas após ter sido internada, meu lindo nasceu com 2.780 kilos! Todos da família entraram na sala para vê-lo, foi muito lindo! Ficamos um tempo com ele no quarto e pude amamentá-lo. Ele conseguiu mamar com muita facilidade!

Lembro de olhar para minha médica e falar pra ela que não conseguia imaginar como uma mulher conseguia chegar até o final sem anestesia. Perguntei para a anestesista se ela tinha noção do quão maravilhoso era o trabalho dela. Eu tinha vontade de beijá-la e abraçá-la e agradecer sem parar. rsrs.

Lição que eu aprendi com este parto:
Contrações não são sinal de trabalho de parto! Às vezes elas podem vir e de repente parar... é apenas o corpo se preparando. INDUÇÃO de parto é MUITO mais doloroso do que o trabalho de parto que vem naturalmente (pelo menos pra mim foi!)

Relato de Parto da Larissa (2 anos e 4 meses depois)

A gravidez da Larissa também foi sem muitos sintomas a não ser o cansaço e um pouquinho de enjôo (um pouco mais do que a do Tiago). Tive descolamento da bolsa com 7 semanas, o que formou uma hematoma muito grande que só foi totalmente absorvido pelo meu corpo com 15 semanas. Tive de ficar 2 semanas de repouso e isso foi muito ruim (já que tinha o Tiago para cuidar). Graças a Deus, minha sogra pôde me ajudar neste tempo.

Durante o final da gravidez já sentia contrações, acho que de tanto fazer esforço por ter que cuidar do Tiago. Sentia que a Larissa provavelmente iria nascer antes do que o Tiago (que só nasceu com 40 semanas e 2 dias por indução). Quando estava com 38 semanas a médica me examinou e eu estava com 2 para 3 cm de dilatação e como eu estava morando no interior, ela me avisou para sair correndo quando começasse a ter contrações porque ela provavelmente nasceria rápido (eu ia tê-la em São Paulo com outra médica). Achei melhor já ficarmos em São Paulo então e fui para a casa da minha sogra (com 38 semanas e 3 dias).

Com 38 e 6 dias tive consulta e estava com 3 cm. Minha médica descolou minha bolsa para acelerar o trabalho de parto. Na mesma noite (igual com o Tiago!) comecei a ter contrações. Começaram à meia-noite. Ela vinham com intensidade mas eram toleráveis. Comecei a monitorar o tempo entre elas com um aplicativo do iPod e vi que estavam vindo de 13 em 13 minutos. Logo começaram a vir de 8 em 8. Minha médica havia pedido para eu ir para a maternidade se estivesse tendo contrações cada 5 minutos, então fiquei esperando, mas logo comecei a achar que elas estavam intensas demais, que deveria ir!

Tentei ligar para a médica mas ela não atendeu (era umas 3 da manhã). Na segunda tentativa caiu na caixa postal. Tomei banho e acordei meu marido para irmos. Ele avisou seus pais que estávamos indo pra maternidade e fomos. Ainda estava tendo contrações a cada 8 minutos, mas eram bem intensas (e suportáveis). Entramos e fiz o cardiotoco. Tive 2 contrações nos 20 minutos de exame e fiquei com medo de ser mandada de volta pra casa!

Uma obstetra veio me examinar e ficou com cara de espanto! Falou, "Nossa, você está com 9 cm!! Temos de correr senão vai nascer aqui!" Olhei para meu marido chocada e comecei a rir! Não podia ser verdade que eu já estava com 9 cm! As contrações estavam suportáveis e espaçadas demais! Fiquei radiante! Meu marido foi correndo fazer a internação enquanto me preparavam. Quase não deu tempo para pegar a senha para assistir ao parto ao vivo pela internet e passar para meus pais nos EUA.

Me levaram para a sala de parto e minha médica chegou em 10 minutos (o hospital conseguiu falar com ela). O anestesista chegou junto e eu olhei pra eles e falei, "Será que preciso de anestesia? Estou tão bem!". Minha médica ficou chocada e me convenceu de que seria bom pelo menos um pouco, para a episio e o pós-parto (costurar e tudo mais). Deram um pouco de anestesia e eu ainda sentia as contrações, diferente do parto do Tiago. Enquanto isso minha médica foi ficar pronta e o anestesista falou para eu empurrar um pouco. Empurrei e ele rapidamente falou, "Não empurre mais não! Espere aí!".

Minha médica voltou e então empurrei umas 2 vezes e a Larissa nasceu! Foi tudo muito rápido e maravilhoso!! Mal podia acreditar!

A Larissa nasceu com 2.560 kilos, chorando MUITO (muito mais do que o Tiago), ao ponto de nem conseguir mamar de tanto que chorava. A pediatra que a examinou já nos preparou para o que depois iríamos confirmar: esta menina sabia o que queria!! rsrs. Depois de muito choro, eu finalmente consegui amamentá-la ela um pouco antes dela ser levada para o berçário.

Lições que aprendi com este parto: Esperar o trabalho de parto começar naturalmente é muito melhor! Também acho que se fosse hoje, teria insistido em não ter episio e nem anestesia, já que eu estava tão bem e tão próxima de ter a Larissa! Como não havia conversado com minha médica sobre isso antes, não pude defender muito minha vontade. Tive um pouco de desconforto com a episio depois deste parto por causa do esforço físico (exagerei). Alguns pontos inflamaram.

Espero ajudar algumas mamães com estes relatos! Lembro que adorava ler relatos de parto durante a gravidez e ficava animada em tentar ter parto normal. Hoje digo que vale à pena! Mas defendo muito deixar esperar o corpo entrar em trabalho de parto sozinho. Durante o trabalho de parto do Tiago, a dor era tão intensa que eu cheguei a me arrepender de ter engravidado! O que a dor faz com a gente! Mas tudo valeu muito à pena! Acho que depois do desconforto e da dor nos sentimos preparadas para qualquer coisa com nossos bebês! :)

Um comentário:

  1. Oi Tine, obrigada por postar! Duas coisas me chamaram atenção no seu relato. Primeiro a importância que o Marcos teve ao incentivá-la a não desistir quando você não conseguia mais raciocinar de dor. E segundo que o fato de você já ter passado das 40 semanas e não ter tido nenhuma contração ainda não significou que você não poderia ter parto normal. Muito bom! Obrigada mais uma vez por compartilhar conosco sua experiência!! Aliás, você foi uma das minhas grandes inspirações para tentar ter parto normal quando estava grávida da Nicole, hehehe! Thanks, my friend!! = )

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!