Bem-vinda!!

Bem-vinda ao nosso blog!
Aqui, mamães muito diferentes mas com um único objetivo compartilham suas experiências nesta grande aventura que é a maternidade! Nós queremos, acima de tudo, ser mamães sábias, que edificam seus lares e vivem com toda plenitude o privilégio de sermos mães! Usamos muitos dos princípios ensinados pelo Nana Nenê - Gary Ezzo, assim como outros livros. Nosso objetivo é compartilhar o que aprendemos a fim de facilitar a vida das mamães! Fomos realmente abençoadas com livros (e cursos) e queremos passar isso para frente!


"Com sabedoria se constroi a casa, e com discernimento se consolida.
Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável"
Prov. 24:4,5

terça-feira, 20 de março de 2012

9 meses de Alícia!


Hoje a Alícia completa 9 meses e estou aqui para falar um pouco sobre como foi o último mês. Apesar do cansaço no fim de cada dia (sempre!), posso dizer que a nossa vida em casa está mais gerenciável e, por isso mesmo, mais tranquila e prazerosa. Sinto que estamos numa época de calmaria e isto é muuuuito bom! Nessa fase tem sido possível variar mais o programa quando queremos passear ou saímos para visitar outras famílias, o que é bem gostoso! E à medida que as meninas crescem e se desenvolvem, elas podem interagir mais e se divertirem juntas.

Rotina: Alimentação e Sono
Na alimentação, continua tudo ótimo! A Alícia tem 4 a 5 refeições por dia: café da manhã, às 6:00/6:30, almoço às 10:30/11:00, lanche da tarde às 14:30/15:00, jantar às 17:30/18:00 e leitinho antes de dormir, por volta das 19:00/19:30. Tenho cogitado uma mudança de horários na rotina da Alícia, mas ainda estou estudando as opções pra ver o que atenderia melhor as necessidades da família. O objetivo é que as meninas almocem juntas, mas a Nicole só chega da escola por volta das 12:15 e para a Alícia conseguir ficar até esse horário sem comer, eu precisaria dar um lanche para ela no meio da manhã.

O problema é que isso atrapalharia o sono dela e hoje o sono da manhã é o mais longo e mais restaurador de todos (ela acorda ótima). A casa fica em silêncio e eu também aproveito esse tempo para trabalhar. Se eu encurtar a soneca da manhã para ela lanchar (digamos que às 9:30) e ela não voltar a dormir até após o almoço, pode ser que isso atrapalhe na alimentação e ela tenha dificuldades para "se comportar" (assim como nós adultos, crianças cansadas ficam mal-humoradas!). Por outro lado, TALVEZ isso resulte numa soneca mais longa no período da tarde - junto com a irmã que dorme por 2 horas e meia a 3 horas na maioria das vezes. Hoje a Alícia tem tirado duas sonecas à tarde. A primeira de 1 hora e meia (geralmente ela acorda antes da irmã e eu corro para tirá-la do berço para não atrapalhar o sono da Nicole) e a segunda, logo antes do jantar, bem curta de 30 a 40 minutos.

Eu detaquei o "talvez" porque sinceramente não é o que acontece aos domingos quando a soneca da manhã da Alícia se resume aos 30 minutos dentro do carro antes de chegarmos à igreja (e depois os 30 minutos da volta). Ela fica no berçário da igreja das 8:30 até o horário de almoçar (às 10:20) e não dorme nada! Saímos de lá às 11:00 e, totalmente baqueada, ela capota no carro, despertando ao chegar em casa. Resultado: ela só vai para cama de novo depois que toda família almoçou e é a hora da siesta, hehe! Apesar de ter dormido por no máximo 1 hora de manhã (a ida e a volta da igreja), nem sempre ela tira uma soneca mais longa à tarde para compensar porque sleep begets sleep! Mas pode ser apenas falta de costume já que domingo é um dia atípico.

Fiz a transição para o desmame durante todo o último mês, dando o peito duas vezes ao dia (manhã e tarde) e a mamadeira uma vez ao dia (noite). Agora que ela completou 9 meses eu quis parar de vez com o leite materno e comecei a dar apenas a mamadeira. Mas acho que a mudança brusca não foi uma decisão muito acertada! Como fiquei com as mamas doloridas (com leite), voltei atrás e ainda dou o peito uma vez ao dia para esvaziá-las. Farei isso até quando for necessário, mas acho que não vai passar de alguns dias (talvez uma semana).

Rotina: Atividades e Desenvolvimento
Não há grandes novidades para relatar: a Alícia tem se desenvolvido bem, é um bebê curioso, ávido por querer engatinhar e sabe muito bem espernear, reclamar quando algo não está do seu agrado. No geral ela é bem sossegada, come bem, dorme bem, gosta de atenção e, claro, de colo! Como ela tem ganhado cada vez mais mobilidade e a todo momento tenta se apoiar nas coisas para ficar de pé, optamos por descer o nível do colchão no berço dela no início do último mês. Talvez tenha sido um pouco cedo para isso, mas antes cedo do que tarde!

Como já mencionei em outros updates, queremos estimular a independência desde bebê e às vezes damos preferência a alimentos que a possibilitem se alimentar sozinha. Dar o garfo na mão dela não é um costume, mas um dia meu marido inventou de dar pedaços de banana para a Alícia comer com o garfo de plástico e ela soube exatamente o que fazer com ele! Filmamos as meninas nesse dia, vejam:



Um dos meus objetivos atuais tem sido insistir para o tempo de brincar independente da Alícia. Até certo ponto com a Nicole era mais fácil pois, sendo filha única, ela passava muitos momentos do dia sozinha. Ainda assim, havia épocas em que a Nicole "se rebelava" contra o cercadinho - na verdade era uma "relação de amor e ódio"! E tem sido assim também com a Alícia: o "ódio" se manifesta de terça-feira. Depois de passar o fim de semana e a segunda-feira (o dia em que a levo para a empresa comigo) de colo em colo, recebendo muita atenção das pessoas, brincando com o papai e a irmã, chega a terça-feira de manhã e agora somos só a mamãe e a bebê em casa. E a mamãe precisa trabalhar, então a bebê precisa ter o momento de brincar independente. Ela reluta no primeiro dia, chora brava, mas eu insisto em pelo menos 20 minutos para ela entender que é a mamãe que decide e quem sabe o que é melhor para ela. O "amor" desabrocha na quarta-feira, quando ela já aceita o cercadinho feliz e passa 40 min (ou mais) brincando nele. Tudo é uma questão de costume e disciplina. Além da persistência, é preciso ter flexibilidade e estratégia para fazer algumas mudanças que ajudem no processo. No meu caso, foi tirar o cercadinho da sala e colocá-lo no quarto, assim o ambiente fica totalmente isolado (é só fechar a porta) e ela consegue se concentrar mais facilmente. Se seu bebê não tem o hábito de brincar sozinho por alguns períodos durante o dia, saiba que os resultados realmente compensam todo o esforço de começá-lo ainda que tarde!

Um comentário:

Deixe seu comentário!