Bem-vinda!!

Bem-vinda ao nosso blog!
Aqui, mamães muito diferentes mas com um único objetivo compartilham suas experiências nesta grande aventura que é a maternidade! Nós queremos, acima de tudo, ser mamães sábias, que edificam seus lares e vivem com toda plenitude o privilégio de sermos mães! Usamos muitos dos princípios ensinados pelo Nana Nenê - Gary Ezzo, assim como outros livros. Nosso objetivo é compartilhar o que aprendemos a fim de facilitar a vida das mamães! Fomos realmente abençoadas com livros (e cursos) e queremos passar isso para frente!


"Com sabedoria se constroi a casa, e com discernimento se consolida.
Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável"
Prov. 24:4,5

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Parto normal, cesárea ou natural?

Tenho 29 anos, sou saudável e tenho dois filhos, ambos nascidos por meio de cesarianas em maternidades particulares. Com esse histórico, você deve pensar que (i) eu não quis tentar o parto normal ou (ii) quis mas fui “enganada” por médicos que recomendaram cesáreas desnecessárias.
Curiosamente, não é o caso. Ambos os procedimentos foram absolutamente necessários e eu nunca tive qualquer complicação em ambas as gravidezes que pudessem sugerir que eu acabaria na mesa de cirurgia.

Meu objetivo não é convencê-la a fazer uma cesárea, até porque sigo favorável ao parto normal. O que pretendo é apenas contar minhas duas experiências. Gostava de ler esses relatos quando estava grávida e acho que eles até ajudam no processo de decidir a forma pela qual o bebê virá ao mundo.
Minha primeira filha, Giovanna, nasceu quando eu tinha 26 anos. Foi uma gestação perfeita em todos os sentidos. Pré-natal completíssimo, ultrassonografia somente com um profissional altamente respeitado (e bom mesmo), exames de sangue e urina colhidos regularmente, curva glicêmica, enfim, tudo que uma mãe deve fazer. Tudo nos conformes.

Já nos estágios finais, minha médica analisou minha bacia e a classificou como “maravilhosa”, sem contar que a Gi já estava na posição perfeita e tinha tamanho excelente para parto normal. Era só esperar.
Com 40 semanas e dois dias, minha médica optou por descolar a bolsa para acelerar o trabalho de parto. De madrugada, começaram as contrações. Sete horas da manhã eu achei que era hora de seguir para a maternidade (Pro-Matre) e foi uma alegria quando constataram que já estava com cinco centímetros de dilatação.

Minha médica e a anestesista chegaram pouco tempo depois. As 7:40h eu estava anestesiada, tirando fotos no LDR, sorrindo e aguardando a vinda da minha menina. Depois que estouraram minha bolsa (não estourou sozinha), foi um pulo para eu chegar nos dez centímetros. E foi aí que comecei a fazer força. E nada da Gi “se apresentar”. Vi a cara de preocupação da minha gineco e logo percebi. Cada vez que eu empurrava, desciam os batimentos cardíacos da bebê. Me tiraram da ocitocina e passaram a mexer na barriga, como se para alterar alguma posição.  Tentaram por uns trinta minutos, mas o resultado era sempre o mesmo: as batidas desciam.
Minha médica foi categórica: “Precisamos tirar sua nenê daí. Eu não vou arriscar deixá-la começar a descida com esses batimentos caindo. Vamos agora para o centro cirúrgico”. Vinte minutos depois, arrancaram a Gi do meu ventre. Foi tudo muito rápido, mal dando tempo do Renato chegar paramentado à sala.

O que houve? De alguma forma, não se sabe ao certo, algo não permitiu que a Gi iniciasse a descida pelo canal. Não era circular de cordão umbilical. Também não era porque o cordão fosse curto. Fiquei sem essa resposta, mas a alegria pelo nascimento de um bebê perfeito e saudável compensou tudo.
Na minha segunda gravidez, dois anos depois,  voltei à mesma gineco porque tenho confiança nela. Acho ela ponderada: prefere parto normal, mas não tenta a qualquer custo.

Ela tentaria sem problema um parto normal, mesmo após cesárea, desde que as condições fossem favoráveis. Só explicou que não usaria ocitocina. De resto, era só acompanhar tudo novamente e ver o que aconteceria.
Tudo ocorreu como da primeira vez: a gravidez foi tranquilíssima. Com 35 semanas, fui a uma consulta de rotina. Viu que tudo estava ótima e me mandou apenas fazer uma cardiotoco na maternidade, aproveitando para pedir outra ultrassonografia básica de lá mesmo, só “por fazer”. Até me animou, porque tinha um centímetro de dilatação e o bebê estava na posição perfeita.  Saí do consultório com ela brincando que logo faria meu parto normal.

No mesmo dia, de noite, na tal ultrassonografia “só por fazer”, descobriram que eu tive uma pequena ruptura alta na bolsa, que não pode ser detectada no exame de toque (justamente por ser na parte de cima) e precisava ir imediatamente para o centro cirúrgico porque havia pouquíssimo líquido amniótico.
Eis minha segunda cesárea.

Depois de muito pensar nas duas experiências, cheguei a algumas conclusões sobre minha opinião consolidada (mas passível de mudança, quem sabe?) sobre os tipos de parto.

1.       Sou absolutamente contrária ao parto em casa ou outro lugar que não dê para fazer uma cesárea de emergência
Se eu tivesse optado por um parto natural em casa, a Giovanna teria morrido. E nem meu histórico, nem qualquer exame sugeriria que eu pudesse acabar na mesa de cirurgia.

2.        Existe cesárea e cesárea
Minhas cesarianas foram executadas pela mesma profissional, mas os resultados foram muito diferentes. Na da Giovanna, o pós-parto foi pior. Tinha dor para levantar e para deitar (embora suportável).

No caso do Vinícius, embora fosse cesárea de emergência, eles tinham um tempinho para fazer o procedimento. Não era caso de vida ou morte (como no caso da Gi, que os batimentos estavam caindo). Por isso, demorou bem mais. Os médicos conversaram comigo o tempo todo, o clima era de descontração, o Renato ficou o tempo todo comigo... No caso da Gi, tudo aconteceu em menos de dez minutos. A médica teve que fazer tudo muito rápido, de modo mais agressivo. Certamente houve um impacto na forma que o corte foi feito, na força empregada, etc.
A recuperação do meu segundo parto foi perfeita. Não tive qualquer dor. Até pedi para suspenderem a medicação para dor na própria maternidade e não precisei voltar atrás.

3.       Você precisa confiar no seu médico
Por mais que exista o sonho de um ou outro parto, é preciso confiar no profissional que você escolheu. Se está insegura, procure outro. Se o médico aconselhar o parto normal, siga o conselho. Se falar que deve ser cesárea, faça a cesárea. Se deixá-la escolher (como normalmente acontece)escolha, mas aceite a mudança de última hora se necessário.

4.       Não se culpe ou se frustre se as coisas não derem certo
O importante é segurar a criança saudável no colo, independentemente da forma como ela veio ao mundo.

                Que Deus lhe dê sabedoria para escolher e paz após a escolha!

4 comentários:

  1. Fabi, engraçado como seu primeiro parto foi parecido com o meu! Também tive minha bolsa "descolada" com 40 semanas e 2 dias e comecei a ter contrações de madrugada (nas duas gestações as contrações começaram na madrugada depois de ter descolado a bolsa). Também dilatei super rápido depois que estouraram minha bolsa.
    Aqui nos EUA vejo muitas mães que ficam horas, sim, HORAS, empurrando o bebê. Me dá aflição só de pensar! Acho aqui muito exagerado essa necessidade do parto ser normal ... arriscam demais! A cesária é vista como algo super perigoso e apenas em casos de MUITA urgência. Acho que os dois extremos (a do brasil de fazer cesária por qualquer razão, e a dos EUA de evitar ao máximo) são perigosas.
    É bom muito bom quando encontramos um médico que tem o bom senso de saber o equilíbrio em tudo isso. Tentar de tudo para ser normal, mas não arriscar!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente nossos partos foram mesmo parecidos. E até esqueci de contar que contrações sem ocitocina são bem mais suportáveis que com! Acho que também conversamos e concordamos com isso.bjo

      Excluir
  2. Yay, a Fabi saiu da toca!! E, como sempre, escreveu um excelente post. Obrigada, amiga! Amei! O relato dos seus partos era muuuito aguardados e cá está. Uhuuu!!

    Faltou apenas colocar as fotinhos, hein??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certo, agora comemorações à parte, voltei para comentar o texto da Fabi!

      Dois pontos que quero colocar:

      1 - Embora eu concorde com você, acho que a história do parto da Lidiane sugere conclusões diferentes da sua. A confiança na escolha do médico é importante, porém não determinante para se ter um bom parto. A médica dela "amarelou" nos últimos minutos do segundo tempo e ela ganhou bebê com o plantonista do hospital, quem ela acabara de conhecer! Portanto, confiar no médico não é uma regra conclusiva. Confiar em Deus, sim! Lidi, conte-nos como foi, please!

      2 - Eu não sou "absolutamente contrária a parto em casa ou outro lugar que não dê para fazer uma cesária de emergência". Querer parir em casa é uma atitude ousada para os dias de hoje, sem dúvidas, e eu mesma não sei se teria essa coragem!! Mas acho que é uma decisão pessoal. O casal que opta por parto em casa certamente sabe dos riscos que corre. Mas eles têm (ou, pelo menos, deveriam ter) esse direito de escolher o modo e local onde a criança vai nascer!! Como sociedade muitas vezes nos colocamos na posição de querer controlar demais a vida alheia, em nome de algo que NÓS acreditamos ser o melhor para elas. Deus é onisciente, onipresente e onipotente e Ele não faz isso conosco. Você não sabe se a Gi teria realmente morrido se vocês não estivessem no hospital ou mesmo se a cesária não tivesse sido feita. A evidência aponta para isso, claro, mas ainda é uma opinião dedutiva, não é um fato confirmado. E mesmo que fosse, a experiência trágica de uma mãe não pode ser usada para privar outras mulheres da experiência e a liberdade de parir em casa!

      É isso. Beijos!

      Excluir

Deixe seu comentário!